A hipertensão, diabete e o colesterol alto, com certeza você já ouviu falar em como estas doenças comprometem a saúde do coração Porém, existem alguns problemas ocultos que também podem afetar o seu funcionamento. Veja quais são:
O s problemas psicológicos podem influenciar diretamente na saúde do coração. O estresse, por exemplo, resulta em arritmias, insuficiência cardíaca e até mesmo o infarto do miocárdio. Fortes emoções podem fazer com que o corpo sofra uma descarga de adrenalina. Em outras palavras, acelera-se os batimentos cardíacos e aumenta a pressão arterial.
Outro problema psicológico que pode afetar é a depressão. Esta doença causa insônia, tristeza profunda e irritabilidade que podem contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Quem sofre de depressão pode sofrer alterações endócrinas e imunológicas. Em alguns casos, aumenta os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Tudo isso impacta em hábitos ruins para a saúde. A falta de ânimo para atividades físicas e para se alimentar compromete todo o corpo.
O sedentarismo é outro fator que age de forma lenta. Muitas pessoas não se dão conta de como isso pode afetar a saúde do coração. Quem não costuma se exercitar regularmente tem uma tendência maior a acumular calorias. Com o tempo, isso irá refletir no ganho de peso e nos níveis mais elevados de colesterol. Além de aumentar o risco de hipertensão, diabetes e entre outras enfermidades.
Por tanto, apostar na atividade física impede e retarda essas complicações de saúde. Além disso, também há benefícios para o sistema vascular.
As toxinas contidas no tabaco podem lesionar a camada interna dos vasos. Elas deixam os tubos sanguíneos mais estreitos e aceleram o aparecimento de placas de gordura. Como resultado, representa um quadro propício para infartos e AVCs. A substância do cigarro, por exemplo, causa alterações na pressão arterial, podendo levar a graves problemas de saúde no futuro.
O sono é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Dormir bem ajuda, por exemplo, na produção de anticorpos contra as mais diversas doenças, ou seja, fortalece o sistema imunológico. Por tanto, reduzir o tempo em que dormimos afeta os processos fisiológicos que ocorrem durante o sono. A falta de descanso favorece o estresse e a ansiedade. Esses fatores induzem danos aos vasos e ao músculo cardíaco, até o ponto em que o sistema inteiro começa a pifar.
Acima de tudo, cuidar da saúde do coração é um hábito que deve ser diário. Fique atento aos sinais que seu corpo fornece e busque ajuda profissional, quanto antes diagnosticado o problema, mais rápido e eficaz será o tratamento E, não esqueça, é sempre melhor prevenir do que remediar.